sexta-feira, 17 de agosto de 2007

Capoeira Angola - Diferenças

1 -Douglas vou começar respondendo sobre o que eu acho a respeito de Mestres de Capoeira Regional jogarem e ensinarem Capoeira Angola.

Eu acho que reproduzir os movimentos de Capoeira Angola com perfeição qualquer pessoa comum pode fazer, inclusive sendo praticante de artes marciais e até mesmo da Capoeira Regional.

Isso não quer dizer que essa pessoa jogue Capoeira Angola, para isso é preciso um pouco mais. Essa pessoa tem que incorporar todos os valores inerentes a essa tradição, tem que estar em contato com o ritual respeitando a musicalidade em sua movimentação, tem que evocar o malandro, o moleque, o vadio, o capoeira, o escravo sem direito a nada, para o plano concreto da roda de Capoeira Angola.

Sabe porque se joga Capoeira Angola calçado?
Por reverencia ao sagrado. O negro que possuía um calçado era distinto e é por isso que os antigos jogavam Capoeira Angola calçados, por respeito ao ritual mostrando que eram distintos.

A movimentação mais característica da Capoeira Angola é com a palma da mão colada no chão, gostaria de saber quem na Capoeira Regional usa se movimentar dessa maneira. Eu nunca vi.

Sabe o que significa jogar com a cabeça no chão?
Durante o jogo se movimentar apoiando a cabeça no chão é um gesto de provocação. Significa claramente vem me pegar, claro que quem provoca tem que ter “bala na agulha” se não é melhor não arriscar.




Sabe qual é a origem da “Chamada” ?

A chamada ocorria quando o quilombola percebia que o “capitão do mato” (caçador de escravos) estava só e de a cavalo. O quilombola então saia no meio da capoeira e se postava como rendido de mãos para cima ou de braços abertos.
O capitão do mato se aproximava, apeava do cavalo e chegava no quilombola. Que só estava aguardando o vacilo do capitão do mato para soltar uma benção, atirando o capitão do mato para longe e ele aproveitava para fugir levando o cavalo, essa era uma estratégia de luta.

Para ser um jogador de Capoeira Angola tem que ser consciente de que faz parte de tudo isso e afirmar isso como sua cultura, sua tradição. Que é negro, que é afro-brasileiro. Assim sendo eu acho que para jogar Capoeira Angola é preciso bem mais do que executar os movimentos com perfeição.

Quem não estiver ligado diretamente à raiz dessa tradição não tem condições de ensinar e inclusive acho uma falta de respeito e consideração com a Capoeira Angola e seus Mestres quem assim procede. Não existe filho sem pai, quem não tem pai nem Mestre na tradição na Capoeira Angola é um oportunista que esta tirando proveito de um conhecimento que não lhe pertence.

2 – O que eu acho a respeito de Mestre Suassuna?

Bem eu não conheço Mestre Suassuna pessoalmente, conheço um disco e até uma de suas academias em Campinas. Mas me consta que ele não esta ligado a nenhum Mestre de Capoeira Angola e não existe Mestre de Capoeira Angola que não tenha descendência que deve preservar as características próprias do ritual da sua tradição ancestral. Qual é a descendência de Mestre Suassuna na Capoeira Angola?


3 - Primeiro para um capoeira regional se transformar em um angoleiro ele deve abrir mão de tudo o que ele acha que conhece a respeito de capoeira para então se iniciar. Com muito respeito e dedicação, com interesse em aprender a historia, a origem, quem foram seus praticantes, a que camada social pertenciam, como viviam e eram tratados. Entender que a Capoeira Angola no inicio do século passado era praticada por trabalhadores, ex-escravos que aprenderam ofícios artesanais, daí a origem do termo “mestre” porque os praticantes da Capoeira Angola eram mestres de vários ofícios todos eram mestres e todos eram perseguidos e discriminados por jogarem Capoeira Angola inclusive sujeitos a deportação para Fernando de Noronha. A capoeragem era crime mas seus praticantes eram trabalhadores, pessoas de bem e é isso o que Mestre Pastinha quis mostrar. Que o jogo de Capoeira Angola é uma brincadeira saudável, baseada num rígido respeito à ética e a dignidade humana. Praticada com inteligência e elegância essa elegância é oriunda da realeza africana que se expressa com movimentos nas pontas dos pés, giros, agradecimentos e reverencias.

Quem quiser descobrir os mistérios e a magia da Capoeira Angola vai realmente crescer no seu conhecimento, mas principalmente vai crescer como pessoa humana.

Capoeira Angola é dor, é sacrifício, é alegria, é reverencia, é humildade, é emoção, é sentimento.

4 comentários:

  1. De novo,grande Joao!Gostei muito desta tua esplicaçao sobre a diferença que existe detro de tradiçao da Capoeira Angola e as outras....acredito que está relacionado com uma pergunta feita por um aluno de mestre suassuna,que seguramente por ter hoje uma serta idade de VER sendo praticada a tradicional Capoeira Angola por muitos Mestres antigos e penssar que reproduçao e o mesmo que dedicaçao.Um abraço do camará Jean Krause

    ResponderExcluir
  2. Discordo! sobre o que você falou de jogar capoeira calçado.
    Aprendi que os angoleiros jogavam calçados por que antigamente jogavam capoeira em um terreiro de candomblé e nesse lugar tinha muito sangue de bichos,pó de pemba e etc,
    e eles pegavam bicho de porco no pé,pérebas e feridas.
    por isso que jogavam calçados!
    Monitor Galo ESCOLA DA CAPOEIRAGEM!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. A capoeira angola até pode ter sido praticada em terreiros de camdomblé, porem a capoeira angola de mestre pastinha tinha seus fundamentos na afirmação da dignidade da pratica dela propria e de seus praticantes. Por isso ele criou alguns signos que disciplinam a sua pratica esse é um deles. Andar calçado diferenciava, tornava reconhecido, era digno em resumo.

    ResponderExcluir