segunda-feira, 13 de agosto de 2007

O que é Capoeira Tradicional?

No Sul, Porto Alegre em particular se sustentam idéias bastante estranhas e um tanto diferentes em relação as demais regiões do país e até mesmo do exterior. Com relação a Capoeira, seu significado, sua organização e sua pratica.

Conceitos como o da segregação da Capoeira nas modalidades Angola, Regional e Tradicional. Inclusive reconhecidos pelos órgãos oficiais de Educação do Estado do Rio Grande do Sul e do Município de Porto Alegre.
Bem, a questão é a seguinte. O que é Capoeira Tradicional? Histórica e sociologicamente a Capoeira é uma só. Que chegaram até o presente através de uma divisão que serviu para que a Capoeira fosse admitida no contexto da sociedade branca, escravocrata e racista. que precisou, para ser admitida que fosse “lustrada” com conceitos que originalmente não lhe eram conferidos, pelo contrário. Esporte, luta, símbolos patrióticos foram agregados a “brincadeira” de Capoeira. Também a instrumentação foi suprimida, por uma estilização da “charanga” de Capoeira, reduzindo a quantidade de instrumentos e o conhecimento dos toques e sonoridades do berimbau foram abreviados. Foi substituída a sabedoria popular das cantigas centenárias que ilustravam o dia a dia do cativo em terras brasileiras, o banzo e o saudosismo, por uma pseudo criatividade e modernidade. Com todas estas perdas a maior de todas então a celebração, o ritual que envolve todo o acontecimento da Roda de Capoeira passa a ser mero acessório que serve apenas para estimular a disputa de um embate esportivo.

A Capoeira mesmo, esta, continua a mesma, uma só “brincadeira” e ritual sacro profano que reproduz a cosmovisão do afro-brasileiro na Roda, na “charanga” ritual, na movimentação requintada, fina e provocadora, rica de puro fingimento.
Destreza e habilidade executada por “cavalos” que são ocupados por entidades sagradas, da distante África mãe e do recém nascido Brasil e se manifestam na Roda de Capoeira. Essa Capoeira não precisa evoluir, pelo contrário tem de ser resgatada na sua mais integral originalidade e é assim que ainda se vê em alguns lugares na Bahia, evidentemente seu principal pólo irradiador e nos lugares onde a história, a tradição, a cultura e suas origens são preservadas e respeitadas a Capoeira esta presente.

É desnecessário dizer que esta Capoeira sempre foi denominada de Capoeira Angola que originalmente Capoeira é Capoeira Angola. Então de onde, com que argumentos se sustenta uma Capoeira Tradicional? De onde surgiram estes conceitos? Foram consagrados em que contexto? No que se sustentam seus fundamentos? Quem são seu expoentes?

São respostas que devem ser imediatamente respondidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário