segunda-feira, 13 de agosto de 2007

CAPOEIRA O KARATE BRASILEIRO Por Mestre Pastinha tradução livre entrevista de Mestre Pastinha a uma publicação americana

Os jogadores desejam saltar, pular, contorser, passar por cima, chutar seus adversários, depois evitam retaliações deslizando pelo chão como uma serpente.

A 400 anos atrás em Angola, na costa oeste da África, uma forma de combate praticada pelos nativos havia começado a ganhar forma naquilo que nós poderíamos chamar de arte marcial.

Quatro séculos atrás, graças aos interesses comuns de Portugal e Angola em trocas com o Brasil, a capoeira é praticada nesta nação sul americana. Aquele distante e rudimentar método de defesa pessoal que se originou no continente negro, porem. Através dela conta a história.
Nos dias das grandes plantações, os senhores desaprovavam e mutilavam seus escravos mais hábeis. Praticantes de capoeira foram perseguidos nas mãos da polícia dos senhores.

Para poder escapar da perseguição, os capoeiristas disfarçaram o seu jogo transformando o numa dança constituída de pantomima, música e dança. A capoeira deixou de ser um problema de violência e morte e passou a ser um divertimento, uma distração.

Começou o costume de se dizer que “os nativos estavam jogando no estilo de angola”. Durante a plantação capatazes aplaudiam as performances dos jogadores que pulavam, saltavam, contorsiam, passavam por cima e chutavam seus adversários, depois evitavam retaliações deslizando pelo chão como uma serpente. Acompanhado de grandes maldades decorrentes das crescentes dificuldades. A Capoeira trouxe com ela. Nomes legendários surgiram, lutadores invencíveis, homens com o corpo fechado para facas e navalhas, homens que venderam a alma para o diabo, homens de classe contra os poderosos inimigos, homens que podiam se livrar de qualquer tipo de emboscada.

INSTRUMENTOS DE CAPOEIRA
O Berimbau um tipo de harpa judia que se divide em dois tipos. O Berimbau de Boca e o de Barriga. O Berimbau de boca era usado pelos angoleiros, daí em diante, costuma dizer que ele é originário de Angola. Isto é contestado por alguns estudiosos do assunto. Ele consiste de um arco com uma corda esticada até o limite (como uma videira). A ressonância é feita na boca do tocador. A corda é vibrada batendo nela com uma faca.

O berimbau de barriga é o mais conhecido feito de um pedaço de madeira chamada de “o pombo” que é mantido esticado por um fio de aço. O ressonador é uma pequena cabaça, presa no fio por um cordão. O fio produz o som que é modulado por uma moeda enquanto a boca da cabaça é colocada em diferentes distâncias da barriga do tocador.

O berimbau tem muitos toques vibrantes que são maravilhosamente adaptados para reproduzir e influenciar os quadris e os saltos felinos dos capoeiristas. Independente disto ele traz melancolia nota das canções do lundu que acompanham os movimentos do jogo capoeira.

De acordo com Oneida Alvarenga, a música do berimbau “é uma força que ativa a energia dos dois guerreiros e de certa maneira amarra sua alma no jogo, então em pouco tempo estão inteiramente dependentes e regulados por ele”. O calor da batalha cresce de acordo com o crescendo ou retardamento da música.

Outro instrumento que acompanha a evolução da capoeira é o caxixi. Que consiste numa cestinha de bambu com sementes ou conchas no seu interior. O orifício é fechado com casca de abóbora seca. Ele faz o acompanhamento do berimbau enquanto o arame vibra ele acompanha com chocalhar das sementes secas.

O terceiro instrumento que com freqüência acompanha a capoeira é o reco-reco. É um pedaço de bambu, em que são feitos inúmeras incisões laterais para sair o ar que é vibrado por um pedaço de cana que é arrastado sobre as incisões num lado do bambu, para produzir o som característico.

Finalmente, devemos considerar o pandeiro. É um instrumento regional, usado não somente para acompanhar capoeira, mas também para marcar o ritmo do nosso samba. Sua forma é bem conhecida, um circulo de madeira flexível, com uma pela fina em cima, com o tilintar de latas flamengas. Algumas associações utilizam o agogô.

TOQUES DE BERIMBAU

O berimbau é usado para acompanhamento da Capoeira produzindo definidos e determinados tons que modulam o ritmo do jogo. Os mais importantes são os seguintes:

São Bento Grante – Jogo Leve
São Bento Pequeno – Samba da Capoeira
Banguela – Jogo com facas e navalhas – vivo e animado
Santa Maria – Jogo respeitoso
Ave Maria – hino da Capoeira
Amazonas – Jogo do Meio
Iúna - Jogos de Cobras
Cavalaria – Sinal que denuncia a proximidade de estrangos
Angolinha
Samba de Angola

Vendo o que nos falamos é fácil de entender as características do jogo de capoeira. Com o som do toque de São Bento Pequeno o combate se transforma no encontro com o samba. Os bons mestres de capoeira para fazer uma demonstração de sua singular habilidade nesse jogo, depois de golpes e contra golpes, girando no espaço esquerdo numa confusão de pernas e braços, até o fim da batalha sem apresentar uma única mancha na sua roupa de Domingo (Domingueira).
Os velhos mestres, assim como eu, são capazes de feitos semelhantes. Nos meus 74 anos, eu somente jogo com meus alunos. Eu gostaria de me apresentar em qualquer parte do mundo. Como brasileiro sou grato a esta terra amiga, a qual gostaria que me desse a oportunidade de me apresentar com meus alunos. Para mostrar aos nossos irmãos Americanos as possibilidades de defesa pessoal contra um inimigo, um adversário, vários adversários sem necessidade de arma de fogo ou navalha.

Ao contrário se o capoeirista encontra adversário armado com arma de fogo, tem chance através da clareza e a agilidade da Capoeira de desarmar seu adversário pegando a arma para si. Ou se não for possível pegar a arma de fogo, ganhar a luta ligeiro atirando a arma do adversário no chão.

Mesmo que o capoeirista seja fisicamente inferior ao seu adversário, o bom capoeirista não tem medo, se ele tem um físico superior, se ele é mais jovem, se esta armado com unhas e dentes. No caso de não ser possível mostrar a Capoeira na América. Eu ficava agradecido se seu povo puder vir a nossa terra, o Brasil. Viver em Salvador – Bahia, para conhecer na intimidade este jogo, esta forma de defesa pessoal, como é a Capoeira, substituindo bem qualquer arma de fogo, a força física ou a idade para sua defesa pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário