quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Capoeira Angola quem pode praticar?

Capoeira Angola quem pode praticar ? Já dizia Mestre Pastinha que a Capoeira e pra homem, menino e mulher, qualquer um pode praticar. A idade para começar a partir de 5 anos, a Capoeira é potente instrumento de educação desde cedo desenvolve noções como limite, disciplina. O respeito aos mais velhos quem transmite o conhecimento e aqueles que ensinaram seu instrutor. Assim despertando o interesse por sua historia, sua origem. O interesse pela musicalidade também quanto mais cedo se desenvolve melhor. Os mais jovens aprendem mais rápido e tem mente mais aberta. Os mais idosos devem ser acompanhados de perto sempre respeitando limites físicos. As mulheres grávidas precisam consultar o medico antes de começar a praticar.

Um bom instrutor é fundamental e deve ter profundo conhecimento sobre todos os aspectos da Capoeira Angola a destacar a musicalidade, oralidade, ancestralidade estar diretamente ligado a uma vertente normalmente reconhecida e no mínimo tem o reconhecimento de seu instrutor para se habilitar a transmitir esse conhecimento.

Outras praticas e a Capoeira Angola Quem pratica a Capoeira Angola não precisa desenvolver nenhuma outra atividade física complementar, tais como musculação, exercícios aeróbicos, entre outros, porque a Capoeira Angola trabalha todo o corpo sustentando o próprio peso proporcionando um equilíbrio e desenvolvimento perfeito.

Não é preciso seguir nenhum tipo de dieta especial, para praticar a Capoeira Angola mas uma alimentação mais orgânica e natural proporciona ótimos resultados. Quem esta acima do peso pode começar a praticar como um estimulo a vida saudável. Uma coisa puxa a outra e transformação acontece naturalmente, nada é imposto, cada um com seus limites e buscando continuamente a sua superação. Naturalmente o angoleiro sentirá necessidade de uma alimentação mais equilibrada e seu corpo ganhará flexibilidade, força, equilíbrio, alem de formas mais harmoniosas.

A Capoeira Angola e a religião. Existe uma relação direta entre a Capoeira Angola e a religião a pratica da Capoeira Angola requer uma iniciação em um processo de auto-conhecimento e superação individual de limites físicos e psicológicos. O aprendizado de passos, posturas e movimentos específicos introduzem o iniciado ao ritual da roda de Capoeira Angola onde ocorre a manifestação dos ancestrais. Esse processo é estimulado pelo canto e por uma bateria formada por três Berimbaus, dois pandeiros, um Atabaque, um Reco-reco e um Agogô. Diante da formação da bateria acontecerá o jogo de Capoeira Angola. Uma hora e meia, duas vezes por semana sendo os primeiros ou os últimos trinta minutos dedicados ao canto e a musicalidade e uma hora para movimentos e posturas. Já é um bom começo se for praticar nas primeiras horas da manhã é bom estar em jejum, melhor, se for a noite ou a tarde é bom estar sem comer entre três e quatro horas.
Os deuses são da mitologia popular heróis e brigadores, a roda de Capoeira Angola é o acontecimento que manifesta a espiritualidade de cada um e deve ser cercada de reverencia, introspecção. Essa manifestação religiosa exalta a vida, a alegria, o sacrifício e não esquece a dor e o sofrimento dos antepassados é uma religião apócrifa sem muitos escritos, levada pela convivência e transmissão oral direta de um para o outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário