quarta-feira, 7 de maio de 2008

A mandinga, o Jogo de Capoeira e o Mestre de Capoeira

A MANDINGA

Existem povos que utilizam o corpo todo no processo de busca da perfeição e contato com o eterno, atravez de processos misticos/religiosos de meditação que usam a dança ao som de canticos e instrumentos para o desenvolvimento espiritual. O yoga, o Tai chi shuan, as danças e rituais afrobrasileiros são manifestações em que o individuo utiliza o corpo todo num processo de superação de limites individuais. Que permitem o autoconhecimento e o controle absoluto sobre suas potencialidades. De acordo com essa visão a mandinga é a oração corporal do afrobrasileiro, trejeitos de corpo, associados a posturas, movimentos e arquétipos. A ginga, passos balançados, giros, rodopios, mesuras, saudações e louvações. Até mesmo passos rituais de religião afrobrasileira podem fazer parte da movimentação do mandingueiro.

O JOGO DE CAPOEIRA

Ritual magico sagrado de origem afrobrasileira, tradição oral de preservação de conhecimentos ancestrais. O jogo celebra o ritual que atravez da mandinga "reza de corpo" o individuo exercita seu processo de desenvolvimento espiritual. Esse acontecimento produz um cadeia de energia positiva que se expande atravez da roda de capoeira.
A movimentação dos "cavalos" jogadores reproduzem movimentos e posturas caracteristicas, que identificam sua linhagem.
A reprodução de movimentos ancestrais executados em rituais sacroprofanos a mais de 5000 anos permitem o contato efetivo com os ancestrais por intemédio do jogo de capoeira.

O Mestre de Capoeira

Evidentemente esse processo necessita de um condutor ligado as vertentes originais para executar o processo de "aprontamento" dos jogadores atravez dos ensinamentos das mandigas proprias de sua linhagem ancestral. Esse é o Mestre de Capoeira, o guardião de sua linhagem.
O Mestre de Capoeira tem a preocupação com o desenvolvimento completo do individuo no plano fisico e espiritual. É o responsável pela transmissão oral em vivências onde a mandinga vai sendo passada para o jogador (aprendiz).
O Mestre de Capoeira é um "fazedor" de cabeças" um "aprontador" de mandingueiros e não um instrutor de ginastica, assim como o Mestre de Tai Chi Shuan não é um academico de educação fisica, o Mestre de Yoga tambem não esta vinculado a homologação academica. A Capoeira tambem não se enquadra nos conceitos de estrita pratica corporal e sua formação autentica ocorre pela tradição cultural, atravez de seus Mestres, responsáveis pela sua transmissão até o seculo 21. Formados em guetos de resistencia cultural em pelo menos 200 anos de história totalmente a margem do plano academico.

É importante sim que se estude a Capoeira na Academia (universidade) mas buscando a preservação de sua autentica expressão. Nunca pretendendo enquadra-la em conceitos pré-existentes e alheios, estranhos a sua tradição original.

Esse é meu pensamento sobre homologar o conhecimento e pratica da Capoeira por órgãos reguladores de profissões liberais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário