sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Quantas Capoeiras existem hoje?

Vou tentar descrever resumidamente a evolução histórica da Capoeira para responder essa questão. Esta concepção é baseada em estudos escritos e narrativas de Mestres e estudiosos do assunto transmitidas na sua forma original de acordo com transmissão oral dos fatos.

Primeiros tempos inicias-se com a chegada dos escravos africanos no Brasil (século XVII a século XIX)

Tempos heróicos
Senzalas e quilombos - pré-abolição

Tempos trágicos
Maltas e criminalização - pós-abolição

Capoeira Moderna (século XX)

A Capoeira sai de seu ambiente original e é levada para o contexto da sociedade brasileira brasileira, é descriminalisada e passa a ser difundida apartir de duas vertentes básicas:

Capoeira Angola - Mestre Pastinha criação da primeira escola de Capoeira

Capoeira Regional - Mestre Bimba criação da primeira acadêmia de Capoeira

O século XXI

Entramos o século XXI com as duas modalidades definitivamente consolidadas, embora existam duas correntes que sustetem a existencia de outras vertentes que inclusive recebem denominações distintintas tais como:

Contemporânea que correspondem aos praticantes da Capoeira Regional que buscam os fundamentos historicos da Capoeira incorporando aspectos da Capoeira Angola na tentativa de afirmação da pratica de uma Capoeira única, tal como nos primeiros tempos. Pelo antagonismo das duas vertentes que se consolidaram com Mestre Pastinha e Mestre Bimba, basta conhecer minimamente o pensamento e filosofia de cada um dos Mestres para se confirmar que a pratica das duas modalidades é absolutamente impossível, pois cada uma tem objetivos próprios e distintos em quase todos os seus aspectos principais.

Tradicional tratam-se dos praticantes da Capoeira Regional que se identificam com Mestres oriundos da Capoeira Angola que negaram a proposta da Capoeira Angola e assumiram a proposta da Capoeira Regional. Tambem afirmam praticar uma Capoeira única, porem sua pratica esta mais próxima da Capoeira Regional e seu discurso afinado com a tradição e a história da Capoeira Angola novamente numa tentativa de unir o que é diferente na essência.

Excluindo-se essas exceções que não se sustentam devido sua ambivalência e contradição, parecem mais uma falta de entendimento dos processos historicos vividos pela Capoeira do que uma linha de pensamento diferente das originais.

O seculo XXI confirma e separa definitivamente os rumos da Capoeira em duas modalidades distintas a Capoeira Angola e a Capoeira Regional.